Espaço dos Pais

Nesse espaço serão postados textos relacionados ao desenvolvimentos dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para ampliar os conhecimentos dos pais e também dos educadores. Partindo da leitura é interessante a participação dos pais com comentários e também sugestões de outros artigos. Um boa leitura!
Obs.: Sempre importante se identificar no final do comentário. 
    2011


    Novembro 2010
    Outubro 2010

     Setembro 2010
    Agosto 2010

    13 comentários:

    1. Olá!

      Muito legal essa ideia do Bolg. É mais um espaço onde pais, alunos e profesores podem se manifestar sobre os mais variados assuntos. E também, principalmente, para nós pais acompanharmos o que nossos filhos pensam,. escrevem... Valeu professores, parabéns pela ideia.
      Profª Valdete (mãe do Alan da F4)

      ResponderExcluir
    2. Parabéns pela iniciativa!
      É muito importante que nossos filhos sejam estimulados a usarem a internet de maneira consciente e saudável!
      Acredito que esse blog incentive-os a compartilhar seu dia-a-dia na escola e na família,através da internet, estreitando os laços existentes entre essas duas instituições, que são primordiais para a formação do Ser Humano!
      A experiência será bastante enriquecedora, se nós pais, os professores e alunos, utilizarmos esse espaço periodicamente, para compartilhar idéias e informações!
      Grande abraço!
      Mari ( mãe da Alice, F-1)

      ResponderExcluir
    3. Mari!
      Muito Obrigada pelo comentário. Você pegou a essência da motivação para a criação do blog. O objetivo desse espaço virtual é justamente aquilo que você destaca: estreitar os laços existentes entre essas duas instituições (família e escola), que são primordiais para a formação do Ser Humano!
      A experiência será sim muito rica se o blog tiver a participarçaõ efetiva de todos os segmentos envolvidos na educação. Afinal estamos pensando e investindo na formação das pessoas mais significativas da nossa vida:nossos filhos. E para que tenhamos êxito na educação deles é preciso ampliar sempre mais a parceria entre família e a escola. No meu pensar... é a receita do sucesso na educação. Parabéns Mari! Contar com pessoas com você no processo educacional é show de bola.

      ResponderExcluir
    4. Poder acompanhar as atividades de minha filha mesmo estando longe da escola de forma rápida e confortável é uma qualidade ímpar do blog que ainda presta um outro serviço incrível: estimular o uso correto da internet pelos pequenos, que desde cedo estão expostos a muitos conteúdos livres da web sem qualquer teor pedagógico. O blog promove educação e estimula ainda o uso da linguagem culta da língua portuguesa, sem falar que aproxima pais da interação digital e de debates importantes sobre a educação de seus filhos. Este é um bom caminho!

      ResponderExcluir
    5. Parabéns F4!
      É assim que se exercita a escrita: fazendo pequenos relatos do que é vivenciado, colocando emoção naquilo que se escreve. Ahh, não esquecendo que a leitura dos mais variados gêneros faz com que nosso vocabulário aumente, facilitando assim a escrita. Parabéns pelas ideias e continuem lendo e escrevendo bastante ok?
      Profª Valdete

      ResponderExcluir
    6. PARABÉNS PROFESSOR, PELO SEU DIA!

      Mestre,
      É aquele que caminha com o tempo,
      propondo Paz, fazendo comunhão,
      despertando sabedoria.

      Mestre é aquele que estende a mão,
      inicia o diálogo e encaminha
      para a aventura da vida.

      Não é o que ensina fórmulas, regras,
      raciocínios, mas o que questiona
      e desperta para a realidade.

      Não é aquele que dá de seu saber,
      mas aquele que faz germinar
      o saber do discípulo.

      Mestre é você, professor amigo
      que comprende, estimula, comunica e enriquece com
      sua presença, seu saber e sua ternura.

      Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina!

      ( Mari, mãe da Alice F1)

      ResponderExcluir
    7. Obrigada Mari!
      É muito bom contar com a parceria e reconhecimento dos pais no processo educacional. Afinal estamos juntos no cuidado com o nosso grande tesouro que são os filhos.
      Parabéns à você também.
      Nosso carinho e abraço!
      Profe Marlete

      ResponderExcluir
    8. Excelentes artigos!
      Gostei muito do "Honrar Pai e Mãe", Lya Luft sempre muito crítica e direta,o que não poderia ser diferente em se tratando do assunto comportamento/crianças/adolescentes/postura dos pais.
      Na sociedade moderna, liberal e individualista em que vivemos atualmente, é necessário mantermos uma postura firme em relação aos filhos, de maneira a educar e proporcionar segurança, mas sem austeridade em demasia.
      Os valores necessários para a formação do caráter e da conduta do ser humano, devem ser passados às crianças já desde muito cedo, não somente quando tornam-se adolescentes.
      Quem desde cedo tem contato com bons exemplos, educação, boas maneiras e limites , não encontra dificuldades em respeitar sua família, seus professores; tem mais facilidade para discernir o certo do errado e a fazer escolhas saudáveis para sua vida!

      ResponderExcluir
    9. Concordo com você Mari... Esperar a adolescência para ensinar boas maneiras e limites é tarde demais. E isso se ensina muito mais através do nosso exemplo do que com palavras.
      Achei interessante algumas ideias sobre como educamos quando o assunto é segurança pública. O autor enfatiza que "somos modelos para as nossas crianças, ao deixar de usar o cinto de segurança, desrespeitar um sinal fechado, fumar onde não devemos e atirar lixo pela janela do carro. Aceitamos quando eles não arrumam o quarto e não querem levantar para auxiliar na limpeza da casa, dizemos tudo bem, eles são crianças."(artigo está postado no nosso blog) São pequenas ações e atitudes, no nosso dia-a-dia, que educam muito mais que mil e uma palavras

      ResponderExcluir
    10. Já que falamos aqui sobre a importância de transmitirmos valores e limites para as crianças desde cedo, aproveito a oportunidade para sugerir um site bem interessante, que traz assuntos referentes à Educação Ambiental, também primordial e que deve desde cedo fazer parte da vida de nossas crianças, uma vez que elas estão diretamente ligadas ao futuro do Nosso Planeta! O site é http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/
      Mari - Mãe da Alice F-1

      ResponderExcluir
    11. Primeiramente, bom retorno a todos, uma vez que este é o 1º post de 2011!
      Espero que durante este ano possamos continuar interagindo através do blog, que entendo como um espaço fundamental de troca entre alunos, pais e professores.
      Na noite de 03 de março, tivemos a nossa primeira reunião na escola, que foi muito produtiva, no sentido de que tivemos um amplo espaço de debate, quando pudemos trocar idéias com os professores e outros pais acerca da vida escolar de nossos filhos. E foi justamente nesse ponto "vida escolar" que me deparei com uma situação bastante preocupante: qual o limiar entre a educação e os limites que devemos dar aos nossos filhos, e à educação que eles devem receber na escola? Percebi certo equívoco em algumas interpretações, sobre o que tem que ser ensinado e ‘cobrado’ na escola, e aquilo que consideramos básico, que tem que ser ensinado em casa. Já diz o ditado "educação vem de berço", e entendo que algumas atitudes as crianças já trazem de casa. É claro que os professorem devem reforçar o bom comportamento, a educação e tudo mais que for inerente aos bons costumes. Mas discordo que deva ser exigido da escola e do professor ensinar o que deve ser básico a qualquer ser humano para se relacionar em sociedade.
      Venho de uma família de muitos professores: meu bisavô, em meados de 1900, já era Diretor de escola em Cachoeira do Sul, minha terra natal. Tenho tias (os), primas e mãe professora. Criei-me dentro de uma escola, pois acompanhava muitas vezes minha mãe em suas atividades. Logo após concluir o ensino médio, fiz faculdade na UFSM, e sou pós-graduada em Administração. Atualmente, sou servidora da UFFS, nossa Universidade Federal. Não tenho formação pedagógica, mas desde meus primeiros passos acompanhei de diversas formas as práticas educacionais. Por isso, acredito ter certo embasamento para argumentar o que venho sugerir aqui: uma atividade realizada na escola, através de palestra, mesa redonda ou fórum, que debata a Educação, com profissionais especializados (professores, psicólogos, pedagogos), para que os pais possam ter mais esclarecimentos sobre a responsabilidade da escola e a dos pais.
      Filhos não vêm com manual de instruções, e muitas vezes, tentando protegê-los, cometemos erros que só refletirão mais tarde, muitas vezes na adolescência, quando os hábitos já estão formados e a personalidade também, o que dificulta bastante a reversão de situações problemáticas.
      Fica registrada então a minha sugestão. Acredito que seja bastante frutífera a realização de uma atividade sobre Educação, que possa vir a esclarecer e orientar, pois entendo que, para que tenhamos um resultado amplo e efetivo na educação de nossos filhos, devemos pensar, além da Formação Continuada de Professores, também uma Formação para os Pais!

      ResponderExcluir
    12. Olá Mari!!
      Muito Obrigada pela reflexão e sugestão. O coemntário postado será encaminhada para para a direção e coordenação pedagógica da escola. Estamos juntos pela educação...
      Um abraço!

      ResponderExcluir
    13. Mari!
      Parabéns pelo comentário postado. Faço parte da Pastoral Familiar de nossa Paróquia e é isso que refletimos com os pais nos encontros: Pais, precisamos resgatar nossa autoridade em nossas famílias. E, para que isso aconteça, precisamos colocar alguns limites em nossos filhos. Com certeza, acontecendo isso, ficará muito mais fácil trabalharmos nas escolas, onde cada vez mais precisamos lidar com alunos que são uns "bebezões", sem responsabilidade e sem respeito algum. Penso que é muito fácil dizer um sim para o filho. Difícil é dizer um não é sustentar esse não. Acho muito válido esse debate e troca de ideias com os pais, pois tem muitos pais que estão perdido em termos de educação de filhos. Sugiro que leiam alguma coisa de Içami Tiba, Cris Poli, Maria Tereza Maldonado...e outros disponíveis na Biblioteca La Salle. Um grande abraço.
      Profª e mãe Valdete Krindges

      ResponderExcluir