Você sabia que os pais também podem ajudar na alfabetização de seus filhos? Isso mesmo! Mas não se preocupe, pois não se trata de ter de ensinar formalmente a criança a ler e a escrever, função esta do professor. Você pode, isso sim, tornar o ambiente de convivência da criança repleto de atos de leitura e escrita, de forma a inseri-la desde cedo no mundo das letras. Em suma, deixar o ambiente doméstico mais alfabetizador. "Isso acontece quando, por exemplo, a mãe deixa bilhetinhos na porta da geladeira, apontando a finalidade do ato para a criança: ‘vamos deixar esse recadinho para o papai avisando-o que iremos nos atrasar para o jantar’. Ou quando, antes de começar um novo jogo (de tabuleiro, por exemplo), ela propõe ao filho que eles leiam as regras juntos", exemplifica a educadora Cida Sarraf, que leciona no curso de pedagogia do Centro Universitário Salesiano e da Faculdade Mozarteum, ambos em São Paulo.
Bem-vindos! Pais, professores e estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais têm uma ferramenta diferenciada de comunicação no La Salle. É o blog "Tô Plugado", com espaços de interação para troca de ideias, postagem de fotos, comentários, sugestões bibliográficas, propostas de atividades e links para jogos educativos online.
terça-feira, novembro 15
quarta-feira, novembro 9
Ler para as crianças – efeitos positivos
Estimados pais!
O link abaixo aborda alguns benefícios de uma atitude simples porém fundamental: ler para as crianças. Promover a concentração, estimular a imaginação, estreita as relações afetivas, ampliar as competências linguísticas são alguns dos efeitos positivos elencados por Sofia Brites.
A autora ainda enfativa que "ler para os nossos filhos não pode ser um momento de sacrifício para nós, mas sim um momento que damos a nós próprios. Um momento que presenteamos a nós e ao nosso filho juntos!"
Boa leitura!
Profe Marlete
Assinar:
Postagens (Atom)